Viagem de Dia das Crianças: aproveite momentos inesquecíveis

Que tal planejar uma viagem no dia das crianças para curtir o feriado com os pequenos? Nessa data especial, vale a pena deixar as preocupações de lado e aproveitar junto com a criançada. Na MaxMilhas, te ajudamos a preparar tudo para tornar essa experiência prazerosa para pais e filhos! 

O dia das crianças é o feriado mais esperado pela meninada, e muitos pais preparam presentes e viagens para aproveitarem a data com os filhos. 

No caso de uma viagem, para garantir que tudo saia como o esperado, é preciso elaborar um planejamento completo com a família, sempre levando em conta o que os pequenos querem visitar e curtir. Afinal, o feriado é para eles.

Quer organizar a sua viagem de dia das crianças e vivenciar momentos inesquecíveis ao lado da sua família? Então, continue a sua leitura e comece a se preparar!

Por que viajar no dia das crianças?

O feriado que celebra a infância não pode passar em branco, não é mesmo? É por esse motivo que muitos pais preferem viajar com toda a família, ao invés de comprar presentes que, com o passar dos anos, serão esquecidos ou substituídos.

Uma viagem proporciona lembranças que vão ficar guardadas na memória das crianças para o resto de suas vidas, eternizando os momentos vividos junto com a sua família em uma data tão especial.

A correria da rotina de trabalho dos pais e escola das crianças acaba impactando a convivência familiar, deixando os adultos sempre muito cansados e ocupados, enquanto as crianças muitas vezes deixam de receber a atenção e carinho que necessitam. 

Sendo assim, uma viagem pode estreitar a relação com os filhos, pois permite que os pais estejam mais presentes durante esses dias.

 E, se você ainda tem alguma dúvida, saiba que alguns dias fora da rotina doméstica podem unir ainda mais pais e filhos, proporcionando um novo ânimo para conquistar objetivos em família e realizar outros passeios ainda mais divertidos. 

Como planejar uma viagem no dia das crianças?

imagem de uma família, na beira da praia, de mãos dadas. Homem, mulher e uma criança veem as ondas

Um passeio com as crianças pode causar muita dor de cabeça se não for organizado e planejado antecipadamente, pois viajar em família exige uma logística maior. 

Afinal, são mais pessoas, com mais bagagens para arrumar, necessidades diferentes para atender e uma programação intensa para acompanhar a energia dos pequenos.

Para ajudar no seu planejamento, preparamos uma lista com os principais fatores  que devem ser levados em consideração antes de colocar o pé na estrada.

Vamos começar a organizar a sua viagem de dia das crianças? Confira os principais passos para planejar o passeio em família:  

 

Definição do orçamento e escolha do destino

O primeiro passo para começar a planejar uma viagem é definir a quantia que você vai conseguir guardar antes de embarcar nessa aventura em família. 

O planejamento financeiro é essencial, pois ele garante um passeio sem sufoco e sem se apertar nos gastos em casa. Afinal, não adianta nada sair para desopilar com a família e ficar preocupado com dívidas na volta, né?

Leia mais: Família grande: dicas de como economizar na viagem

O destino vai depender do orçamento disponível. Ao planejar-se financeiramente é possível fazer uma lista dos lugares que a família quer conhecer. 

Ao fazer o roteiro, leve em consideração a vontade das crianças. As chances delas aproveitarem um passeio é muito maior quando elas mesmas escolhem onde querem ir. Apresente para elas regiões conhecidas pela oferta de atrações e parques infantis para facilitar a escolha. 

Além disso, é importante se perguntar “Quantos dias de folga eu consigo para viajar com a família?”. Alguns pais preferem organizar apenas o final de semana e tirar as férias durante os recessos escolares. 

De qualquer forma, não importa a duração do passeio, o que vale é a experiência inesquecível para as crianças.

Com a definição de orçamento, destino e duração da viagem, vamos para o próximo passo.

Leia mais: 7 dicas para a sua primeira viagem com criança

Escolha do voo

Um passeio com as crianças exige alguns cuidados com horários, distâncias, alimentação e tudo o que envolve o bem-estar deles. 

Em razão disso, é preciso definir qual é a melhor opção para decolar e chegar ao destino. Esse cuidado é essencial para garantir que todos consigam aproveitar os passeios sem o cansaço da viagem até o local escolhido.

Geralmente, os melhores voos para viajar com as crianças são aqueles que decolam durante a noite. Assim, é possível acomodá-las sem atrapalhar os seus horários de sono, principalmente se for uma distância longa com várias horas dentro do avião.

Para conseguir passagens aéreas mais baratas, pesquise com antecedência as melhores opções de voos. O ideal é que, para viagens internacionais, você comece a busca 60 dias antes do embarque. Em caso de destinos nacionais, é possível adquirir um bilhete um mês antes.

Leia também: Passagem de avião para criança: como funciona e qual o preço médio?

Hospedagem

A escolha de uma boa hospedagem para as crianças também é muito importante. O lugar escolhido precisa oferecer todo o suporte para receber hóspedes de todas as idades e atender  as necessidades da sua família, desde conforto e segurança, até alimentação e lazer.

A escolha da hospedagem também pode ser determinante para o orçamento da família, já que estamos falando de uma reserva para muitas pessoas. Por isso, pesquise bem as opções de hotéis baratos e veja a que melhor se adequa à sua necessidade.

Existem diversas possibilidades de hospedagem atualmente: você pode reservar um hotel comum, optar por um hotel fazenda ou resort ou alugar uma casa. 

Quem busca economizar pode escolher os hostels. A família inteira pode reservar um quarto coletivo ou ainda escolher um quarto com banheiro privativo. 

Contudo, essa opção de hospedagem pode não ser a melhor para crianças por dificilmente oferecer atrações e estrutura para os pequenos.

Aluguel de carro

Qual vai ser o meio de transporte durante a viagem? Muitas famílias optam por alugar automóveis em vez de depender de ônibus, vans ou serviços públicos, principalmente pela segurança e conforto das crianças.

Alugar um automóvel é muito comum em viagens familiares. O carro é uma alternativa prática e os gastos são quase os mesmos com o uso do transporte durante os passeios. Além disso, é possível escolher um veículo que se adeque à sua família e existem pacotes que incluem tanque cheio e GPS. 

O carro também oferece mais flexibilidade para mudar os planos de última hora, desde incluir novos passeios até remanejar os horários das atividades. E quando se trata de viajar com crianças, sabemos que os planos podem sempre mudar, né?

Roteiro

São tantas possibilidades de programações durante uma viagem no dia das crianças que, para montar um cronograma, fica até difícil conciliar tantas opções. 

É importante pesquisar todas as atrações do destino escolhido, desde parques temáticos ou ao ar livre, até restaurantes, shows e tudo o que possa ser agradável para fazer na companhia das crianças.

Montar um roteiro é mais fácil do que você imagina e pode se tornar um momento muito agradável quando isso é feito em família, afinal, todos conseguem escolher a programação da viagem. 

Seguro viagem

A saúde é uma questão muito importante durante uma viagem em família. Por isso, um seguro viagem é uma segurança a mais para sua família, principalmente caso alguém fique doente durante o passeio. No caso de quem viaja com as crianças, o seguro é ainda mais importante. 

Isso porque os pequenos têm uma imunidade mais vulnerável e brincam muito, sendo mais suscetíveis a acidentes. Alguns pacotes cobrem até gastos com medicação.  

Para viagens nacionais, o seguro viagem vale a pena para as famílias que não têm plano de saúde com cobertura em todo território brasileiro. Assim, todo mundo curte o passeio com mais tranquilidade. 

Já nas viagens internacionais, o seguro é ainda mais importante, já que um tratamento ou internação no exterior pode significar alguns milhares de reais. Inclusive, para alguns destinos internacionais é até obrigatório a comprovação de seguro viagem.

Quais cuidados tomar ao viajar com as crianças?

Homem arruma mala ao lado de duas crianças. Mala amarela está no chão, com roupas dentro e em volta

Existem diversas precauções que devem ser tomadas antes de viajar com os seus filhos e, mesmo assim, todo cuidado é pouco para que eles  consigam curtir os dias sem imprevistos.

Em razão disso, nós também preparamos uma lista com os principais itens aos quais você deve prestar atenção durante uma viagem no dia das crianças. Com essas dicas, o seu passeio em família vai se tornar ainda mais especial e sem preocupações extras. Confira!

O que levar na mala

Arrumar as malas para uma viagem em família pode parecer um desafio se tudo não for organizado e planejado com antecedência. Porém, com um pouco de calma e paciência, é possível aproveitar a folga sem esquecer nada em casa.

Para conseguir arrumar as malas, é importante criar uma lista com todos os itens que precisam ser levados durante a viagem, desde roupas íntimas até remédios e alimentos para os bebês.

Ter a cópia autenticada dos documentos de toda a família é muito importante para a segurança de todos, ainda mais em caso de roubo ou extravio. Entre os documentos, separe:

  • RG e/ou CPF;
  • Certidão de nascimento das crianças;
  • Carteirinha do plano de saúde (caso cubra todo o território nacional) ou comprovante do seguro viagem contratado;
  • Passaportes (no caso de viagens internacionais).

Além disso, as malas das crianças são uma aventura à parte para os pais. Os baixinhos precisam de mais roupas, produtos de higiene, como fraldas e lenços umedecidos, e cada item é essencial para evitar imprevistos durante a viagem. 

Então, prepare um tempo especialmente para essa tarefa e, se seus filhos já forem mais grandinhos, peça a ajuda deles. Dessa forma, eles conseguirão participar e vivenciar um momento diferente e potencialmente divertido.

Não se esqueça de levar também distrações para as crianças, principalmente se for uma viagem longa de avião, trem ou carro. Pode ser um tablet ou celular com jogos e filmes, ou algo que não ocupe muito muito espaço, como lápis de colorir, alguns brinquedos etc. 

E, por último, se for a um lugar de praia ou muito quente, não esqueça do protetor solar e do repelente para as crianças. Leve também chapéus e outros acessórios que podem protegê-las do sol. 

Leia mais: Confira agora 9 praias brasileiras para você conhecer

Farmacinha

É comum encontrarmos pais carregando uma verdadeira mini farmácia durante uma viagem com os filhos. Não por acaso, essa preocupação com a saúde das crianças, e possíveis febres, viroses, gripes e infecções faz parte do cotidiano. 

Embora seja um risco a que todos estão sujeitos, a imunidade de uma criança tende a ser mais baixa e, por isso, é preciso estar preparado para qualquer situação. Ainda mais se o destino for mais isolado e distante de farmácias e hospitais.

Considere levar:

  • Remédios para: 
    • Azia;
    • Dor de cabeça;
    • Alergia;
    • Gripe;
    • Febre;
    • Dor de barriga.
  • Termomêtro;
  • Pomada para queimadura
  • Pomada para assadura;
  • Soro fisiológico.

Os curativos também são indispensáveis na sua farmacinha, como é o caso do bandaid e merthiolate, que vão auxiliar em casos de quedas e machucados. 

Devemos ressaltar que, em casos mais graves, é preciso buscar ajuda profissional em consultórios médicos e hospitais. Daí a importância do seguro viagem, que vai  cobrir essas possíveis despesas.

O que considerar para a alimentação

O que os seus filhos mais gostam de comer? A gastronomia do destino escolhido precisa agradar ao paladar infantil. Afinal, a viagem é para eles!

Prefira restaurantes com cardápios para crianças e leve consigo lanches e petiscos que possam suprir a fome dos pequenos durante a viagem. E não se esqueça de sempre levar uma garrafinha de água na mochila, é importante que eles estejam sempre muito bem hidratados. 

Leia mais: Restaurantes em Fortaleza Para Todos os Gostos e Bolsos

Como escolher os melhores roteiros de viagem?

imagem com criança na praia, usando boias amarelas, brincando na água

Está pensando em adquirir um pacote ao invés de programar o seu próprio passeio? 

Essa opção facilita muito a vida dos pais que não sabem nem por onde começar a planejar uma viagem para  o dia das crianças. No entanto, é preciso muito cuidado para não escolher a programação errada.

As crianças têm um ritmo diferenciado dos adultos e as programações que você curte fazer podem não ser adequadas para os pequenos. Sendo assim, o primeiro passo para escolher o roteiro de viagem ideal é contar com a ajuda e opinião da criançada na hora de definir os melhores passeios.

Caso a viagem seja surpresa, comece a investigar quais são as atividades que as crianças mais gostam, lugares que desejam visitar, passeios que consideram divertidos e, assim, encontre o roteiro ideal para uma experiência inesquecível.

Outro ponto importante que devemos ressaltar é o cuidado com hotéis e atrações que tenham uma idade mínima para hóspedes e visitantes. Com isso, você evita transtornos ou programações que não são direcionadas para as crianças.

Quais os cuidados recomendados para viagens com bebês?

mulher e criança sentados na cadeira do avião. A criança está no colo da mulher, com um brinquedo na mão

Quando as crianças já são um pouco mais velhas e conseguem fazer algumas atividades sozinhas, como se vestir, comer e tomar banho, a viagem acaba se tornando um pouco mais tranquila. 

Contudo, se o passeio tiver a presença de crianças pequenas, a atenção tem que ser redobrada. Listamos alguns dos principais cuidados que você precisa tomar ao viajar com crianças pequenas:

  • Prefira se hospedar em lugares que ofereçam uma estrutura com cozinha acessível;
  • Evite locais abertos em temporadas de chuva, como parques aquáticos e resorts somente com atividades ao ar livre. Com isso, você reduz as chances da programação ser interrompida pelo mau tempo;
  • Escolha destinos com restaurante e costumes culinários que combinem com o paladar da criança;
  • Priorize a segurança em todos os aspectos, desde a região da hospedagem, a altura do quarto reservado, proteção nas janelas etc;
  • Mesmo que a criança já esteja acostumada a caminhar, é sempre bom carregar um carrinho para quando o cansaço chegar. Algumas hospedagens contam com essa comodidade também.
  • Prefira passeios mais tranquilos e busque hotéis que possuam uma área para recreação infantil. 

O que eu não posso esquecer ao planejar uma viagem no dia das crianças?

Organizar um passeio em família pode ser um pouco mais complexo, mas não precisa ser um trabalho árduo e estressante. Se for planejado junto com as crianças fica ainda mais divertido, além de ser uma excelente oportunidade para já ir integrando a família toda na viagem. 

Se você seguir as dicas que listamos durante o texto, não tenha dúvidas de que a experiência vai ser inesquecível para todos.

Uma viagem com criança envolve muita diversão, risadas, brincadeiras, passeios e aventuras inesperadas, e tudo isso vale a pena! Sendo assim, o melhor a fazer é se preparar com antecedência e relaxar.

Abaixo, preparamos um check list com os principais itens que você não pode se esquecer na hora de planejar a sua viagem com as crianças:

  • Separe toda a documentação necessária para viajar. Destinos nacionais exigem documento de identidade e internacionais demandam o passaporte. Alguns lugares solicitam um visto de entrada, como os Estados Unidos;
  • Preste atenção com a franquia de bagagem disponível na sua passagem aérea, afinal, nem todas as companhias estão incluindo a mala despachada em seus anúncios;
  • Confirme a reserva da sua hospedagem em um local acessível e seguro para as crianças;
  • Prepare uma programação que agrade a todas as idades e ofereça passeios para serem realizados em família, melhorando a convivência e proporcionando bons momentos;
  • Leve roupas extras para as crianças. Elas são mais propícias a se sujarem;
  • Carregue uma mala de mão no avião com peças de roupas e brinquedos para entreter os pequenos durante a viagem;
  • Confira seu checklist antes de sair de casa para garantir que não está esquecendo de nada;
  • Deixe todos os problemas para trás e aproveite os dias de passeio com as crianças.

Quais são os melhores destinos para viajar no dia das crianças?

Mesmo com todas as dicas até agora, você ainda não conseguiu decidir qual é o melhor lugar para a sua viagem no dia das crianças? Não se preocupe! Preparamos uma lista com os locais que podem proporcionar os melhores momentos para a sua família.

 

Internacional

Conheça abaixo os principais destinos internacionais para o turismo infantil que podem oferecer dias inesquecíveis para a sua família nesse feriado:

 

Orlando, Estados Unidos

mickey e minnie em parque da disney, na flórida, nos estados unidos. Os personagens estão em carruagem, acenando

A cidade situada no estado da Flórida, nos Estados Unidos, é considerada por muitos como um lugar dos Contos de Fadas. Isso porque, Orlando é onde fica o famoso mundo de Walt Disney, complexo de diversões mais visitado em todo o mundo. 

Além disso, os parques da Universal também estão presentes na região, proporcionando  uma experiência cheia de adrenalina e magia para os visitantes. 

Um dos destinos de viagens com crianças mais famosos do mundo abriga os principais parques da Disney, que são Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom. 

O complexo também conta com resorts, hotéis, lojas e restaurantes que ocupam uma área total de 110,3 milhões de m2, equivalente à cidade de São Francisco.

A Universal Orlando também aproveitou a grande demanda turística na cidade e inaugurou os seus dois parques, o Universal Studios e o Islands of Adventure, que incluem as atrações das franquias Harry Potter, Shrek e Homem-Aranha.

E não são apenas os parques que atraem os milhares de turistas. Existem muitos outros atrativos na cidade e região, oferecendo diversas possibilidades de programações aos visitantes.

Cancun, México

imagem aérea de resort em cancún, no méxico. Estrutura do hotel com piscinas, área verde, quartos e o mar ao fundo

Quem pensa que o México não é um bom destino para uma viagem de dia das crianças está muito enganado. 

As praias são sinônimo de águas tranquilas, opções de lazer para todas as idades e programações direcionadas, com atividades para toda a família.

Além dos resorts que oferecem atividades recreativas diariamente, com atrações infantis. Também existem os parques temáticos, que fazem a alegria das crianças com os seus brinquedos.

O complexo de parques Xcaret é um dos principais atrativos de Cancun e as suas atrações contam com tobogãs, trilhas, labirintos, cavernas e opções de mergulho para aqueles apaixonados pela vida marinha. 

Leia mais: Cancun: o que não pode faltar no seu roteiro!

Nacional

O Brasil é um país repleto de belezas naturais e cheio de atrações para curtir em família. Confira: 

 

Beto Carrero World, Santa Catarina

O Beto Carrero World foi inaugurado em 1991, e está localizado na praia de Penha, no estado de Santa Catarina. 

Uma das suas principais atrações é a Big Tower, a maior torre de queda livre do Brasil. A Crazy River também é uma ótima pedida para as famílias que desejam aproveitar um brinquedo divertido na água.

Os valores para entrar no parque variam conforme o seu estado e a data da visita. Sendo assim, é importante se programar com antecedência para garantir o melhor preço.

Leia mais: 7 parques de diversão brasileiros para passear

 

Beach Park, Ceará

Ideal para as crianças apaixonadas por piscinas e tobogãs, o maior parque aquático do país está localizado em Porto das Dunas, próximo à Fortaleza, no Ceará. Com muito lazer e conforto, o complexo oferece restaurantes e hotéis para todos os gostos.

Para garantir a entrada no Beach Park, você deve adquirir os seus ingressos no site do complexo. O ingresso custa R$250 tanto para crianças quanto para adultos , e dá direito a um dia no parque. Crianças com até 1 metro de altura, acompanhadas de um adulto pagante, têm entrada gratuita. 

 

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Com os preços mais amenos fora de alta temporada, que acontece durante o inverno, essas duas cidades situadas no Rio Grande do Sul podem ser uma opção muito boa, mesmo sem parques de diversão. 

A mistura entre as culturas, histórias, paisagens, serra, atividades do campo e hotéis fazenda transforma o destino em um lugar ideal para descansar com a família.

Leia mais: 5 dicas de viagem para Gramado

Os atrativos em Gramado e Canela incluem passeios a cavalo, o parque Mini Mundo, teleférico e uma culinária de dar água na boca, com rodízios de pizza e fondue. 

O mais legal é que as duas cidades são quase ligadas uma à outra, facilitando o transporte dos turistas que as visitam em todas as estações do ano.

Caldas Novas, Goiás

A cidade localizada no estado de Goiás abriga o maior manancial hidrotermal do mundo, ou seja, a região está situada sobre uma grande camada de água quente. 

Essa posição geográfica privilegiada transformou o local em um centro turístico, com hotéis, resorts e condomínios particulares, onde visitantes brasileiros e estrangeiros conseguem aproveitar as piscinas de águas quentes.

Para as crianças, é em Caldas Novas que elas encontram a diversão aliada ao ambiente tranquilo proporcionado pela região. Alguns hotéis montaram brinquedos aquáticos e tobogãs, garantindo o entretenimento dos pequenos. 

Enquanto isso, as piscinas de águas quentes, saunas e até bares molhados fazem a alegria dos adultos. Assim, todo mundo consegue aproveitar bem a viagem.

Foz do Iguaçu, Paraná

cataratas do iguaçú. Imagem mostra uma parte das cataratas, com grande vazão de água e mata ao lado

Foz do Iguaçu, localizada no Estado do Paraná, é outro roteiro imperdível para uma viagem em família no dia das crianças. 

Isso porque, a cidade possui diversas atrações para a criançada, como o Vale dos Dinossauros, que abriga dezenas de réplicas de dinossauros em tamanho real, e o Parque das Aves, um viveiro que atua na conservação das aves da Mata Atlântica. 

Em um único passeio a criançada viaja para a pré-história e ainda aprende a importância de cuidar do meio-ambiente. 

É lá onde fica também um dos principais cartões postais do país, as Cataratas do Iguaçu, que atraem milhares de brasileiros e estrangeiros todos os anos. 

O Parque Nacional do Iguaçu foi instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e as cataratas são consideradas uma das 7 maravilhas da natureza do mundo.

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

praia em arraial do cabo. Na imagem, é possível ver a mata do entorno da praia, e os banhistas na faixa de areia

Considerado o Caribe brasileiro, a cidade localizada no estado do Rio de Janeiro oferece paisagens que iluminam os olhos dos visitantes e areias cristalinas para os apaixonados por praias.

A região é indicada especialmente para as crianças, por conta das ondas suaves e águas tranquilas. Em Arraial do Cabo, as principais atrações estão relacionadas ao mar, sejam mergulhos, passeios de barco ou restaurantes na beira da orla.

Leia mais: Pontal do Atalaia: dicas para se divertir neste paraíso

Praia do Forte, Bahia

A Praia do Forte, na Bahia, é outro destino incrível para uma viagem em família. Além das águas tranquilas, é lá que fica uma das unidades do Projeto Tamar, que atua na conservação das tartarugas marinhas. Uma ótima oportunidade para ensinar sobre a importância de cuidar da natureza e amar os animais. 

O local também abriga parquinho e vários restaurantes, permitindo que as crianças se divirtam enquanto os pais aproveitam a deliciosa culinária baiana. 

 

Agora sim, você está com tudo pronto para uma viagem no dia das crianças que promete ser inesquecível ao lado de quem você mais ama. 

Siga as dicas que apresentamos durante este artigo e comece a contagem regressiva! Não tenha dúvidas de que os pequenos vão amar vivenciar essa experiência única com os pais em uma data tão especial.

Deixe um Comentário