Maceió
O Nordeste é um destino unânime quando o assunto é beleza natural. Não tem como não morrer de amores pelas praias, pela cultura e pelo povo daquele lugar. Lá existem possibilidades para todo tipo de viajante: dos mais tranquilos, que querem descansar da rotina na cidade grande até os que querem muita balada e vida noturna.
Maceió é um desses destinos perfeitos e vamos te mostrar agora o porquê. Vem ler e se encantar pela capital alagoana!
História da cidade
Capital do estado de Alagoas, Maceió é considerada uma das cidades com o litoral mais lindo de todo o Nordeste e quem visita, sabe que isso não é uma mentira.
O primeiro passo para a fundação de Maceió, que nas primeiras décadas do século XIX era chamada de Maçaio, foi em dezembro de 1815, quando a Vila de Maceió foi desmembrada da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (hoje Marechal Deodoro). Em 1817 assumiu o posto de capital do estado de Alagoas e em 1839 foi elevada à cidade.
Curiosidade! O nome Maçaio é de raiz indígena e é uma evolução do tupi maça-y-ok, que significa ”o que tapa o alagadiço”.
Principais atrativos de Maceió
Indiscutivelmente, o mar de Maceió é um dos mais lindos do litoral nordestino. O azul turquesa que se assemelha ao mar do Caribe, é o principal atrativo da cidade. Aliás, o Caribe que se cuide: para quem ama praia e curte se banhar na água salgada do mar, Maceió é um destino imperdível! Mas nem só de praia vive o viajante, não é mesmo? A cidade tem várias outras atrações e, por isso, fizemos uma lista de pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em Maceió.

Piscinas naturais e praias lindas
Maceió tem as praias urbanas mais lindas do litoral nordestino e apesar de competir com outras cidades do litoral, ela não deixa a desejar. Você pode escolher entre as praias paradisíacas ou badaladas e se encantar com o azul turquesa impressionante.

Feirinhas de Pajuçara
Ao chegar em Maceió obrigatoriamente você deve conhecer a Feira de Artesanato de Pajuçara. Lá é o principal lugar com artesanatos tipicamente alagoanos e você pode comprar presentinhos para a família e os amigos.

Farol da Ponta Verde
Um dos principais pontos turísticos de Maceió, o Farol da Ponta Verde foi concluído em 1949 e forma uma vista singular na paisagem - principalmente quando a maré está baixa, formando pequenas piscinas naturais e permitindo as pessoas chegarem bem próximas ao farol. Este é um ótimo lugar para fotografias da sua viagem!

Praia do Gunga
A praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas e impressionantes do Brasil. Cercada por um enorme coqueiral, banhada por água doce e água salgada, com falésias, passeios de buggy e uma mistura de boa estrutura de restaurantes e faixas de areia mais vazias e paradisíacas, a praia do Gunga é um passeio que agrada a todos os tipos de pessoas.

Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore
Criado em 1975, o Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore é um guardião da cultura nordestina, mas, principalmente, da cultura Alagoana. Com exposições e acervos que contam a rica história do Alagoas por meio tanto de obras de arte quanto por brinquedos antigos, documentos, rendas, bordados e tantos outros artefatos da vida comum, esse é um passeio que vai te surpreender!
Outros pontos para explorar:
- Mirante São Gonçalo
- Catedral Metropolitana de Maceió
- Praia do Carro Quebrado
- Hibiscus Beach Club
Melhor época para visitar Maceió
Assim como todo o Nordeste, Maceió é bom para praia o ano todo e o calor é certo.
Entre setembro e março, o tempo é mais firme e em maio e junho pode chover, mas o calor continua. Se você quer tirar belas fotos do mar azul turquesa, os melhores meses são os dois últimos e os dois primeiros do ano.
No verão, a atração principal é a praia urbana de Ponta Verde, que se transforma em um balneário incrível. É uma ótima época para conhecer!
O que te aguarda na gastronomia de Maceió
A gastronomia de Maceió, por si só, é um espetáculo à parte. Como um dos estados do Nordeste, a culinária alagoense já se faz de pratos deliciosos e cheios do sabor que já se espera dessa região do país.
Uma curiosidade sobre a comida típica do estado e que pode chegar como um fator surpresa dentre a gastronomia nordestina, no entanto, é a forte presença de coco e leite de coco em várias das receitas. Outra recorrência que você vai encontrar é o sururu, molusco de água doce típicos do Alagoas e um dos pratos mais comuns por ali.
Alguns dos pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem são:
- Sururu no coco
- Sururu no capote
- Siri mole ao coco
- Pituzada
- Umbuzada sertaneja
- Arrumadinho de feijão
- Bolinhos de goma de Maragogi
- Batata doce com leite de coco
Vida noturna de Maceió
Além de belas praias pela manhã, você também pode aproveitar sua visita para se jogar na noite de Maceió e curtir o melhor da boemia da cidade! São diversas as opções para tornar sua noite divertida – de forró à festas com DJ, passando pelos bares e cabanas de praia, você consegue encontrar um programa que combine com o você!
Inclusive, se você prefere passar noites mais tranquilas, isso não é um problema: a cidade também te oferece possibilidades para uma noite mais calma. A vista dos calçadões das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, por exemplo, pode dar um toque bem agradável ao fim de um dia debaixo do sol no mar.
Quer saber onde ir para desbravar a noite alagoana em Maceió? Aqui neste link a gente te dá uma lista de opções!
E aí, bora conhecer um dos destinos mais estonteantes do Brasil? 😉