O que fazer em Fortaleza: passeios e pontos turísticos

A capital cearense está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil para viajar nas férias de julho, aponta a travel tech MaxMilhas

O que fazer em Fortaleza? Praias, parques, gastronomia e tudo o que você precisa saber para embarcar em mais uma viagem inesquecível para a capital do Ceará! 

Existem alguns destinos que são unanimidade na hora de viajar. Sem dúvida, todos estes estão no Nordeste brasileiro! A região tem uma cultura marcante, conhecida pela gastronomia farta, ritmos envolventes e locais inesquecíveis.

A capital cearense não foge desse padrão e, por isso, criamos um guia especial para você. É hora de saber o que fazer em Fortaleza e conhecer mais das atrações da cidade. É só seguir esse post e preparar as malas.

Vamos nessa? 😉

Curiosidades sobre Fortaleza

Fundada em 13 de abril de 1726, Fortaleza é uma cidade grande, repleta de belas praias e muita história para contar. Mas quem visita o município hoje, jamais imagina que ele ficava longe dos centros econômicos do Estado.

Distante dos principais sistemas hidrográficos, a cidade da então dependente capitania do Ceará encontrava-se à margem da atividade criatória e não despertava muitos interesses do Reino.

O município só ganhou destaque no fim da década de 1790, com o declínio da pecuária, tornando-se uma capital.

Atualmente, a cidade conta com mais de 2,6 milhões de habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a quinta maior capital do país. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fortaleza foi considerada, em 2019, a cidade do Nordeste que mais recebe visitantes estrangeiros. 

Melhor época do ano para visitar Fortaleza

Você sabe qual é a melhor época do ano para visitar Fortaleza? Na verdade, a cidade pode ser visitada durante o ano todo, pois calor e atrativos naturais, culturais e urbanos estão sempre presentes.

Mas é preciso saber que, no primeiro semestre do ano, geralmente chove e venta mais na capital cearense. De todo modo, é certo que o sol vai aparecer.

Entre os meses de junho e agosto, por exemplo, as temperaturas mínimas ficam na média de 22ºC. Ou seja, a cidade faz calor até no inverno.

Outra informação importante é que, para viajar a Fortaleza no período entre novembro e fevereiro, é necessário planejar a viagem com bastante antecedência, pois a procura de turistas aumenta exponencialmente nessa época do ano.

Quanto custa viajar para Fortaleza

Isso vai depender muito dos seus objetivos. Existem pacotes completos que você já compra, hospedagem e passeios junto com os voos. Eles costumam ter um preço mais alto, mas são mais cômodos por não ter que gastar tempo procurando hotel em Fortaleza, por exemplo. 

Falando em passagens aéreas, vai depender muito da época da viagem e da cidade de origem. Mas você pode encontrar, em média, passagens a partir de R$300. É um preço bem atrativo para uma viagem tão revigorante.

E tem atrações para todos os gostos e todos os bolsos. Ou seja, não tem desculpa para não planejar essa viagem. 

Você pode começar esse planejamento adquirindo as passagens aéreas baratas. Que tal? 

Como chegar em Fortaleza?

Por ser uma cidade grande (a 5º maior do Brasil), o acesso e locomoção em Fortaleza é bem fácil. Você pode chegar pelo aeroporto internacional Pinto Martins, via ônibus ou até mesmo carro! Não vai ter erro quanto a isso. 

O aeroporto fica na zona central da cidade, o que deixa o trajeto para hotéis bem mais simples e barato. 

Voos chegam e saem diariamente para todas as capitais brasileiras e, também, alguns destinos internacionais. Tudo muito bem sinalizado e de fácil acesso. 

Também dá para ir de carro? Sim, as estradas até a cidade costumam ser bem iluminadas e seguras. Pode ser uma boa pegar o carro e viajar por aí, hein? Essa também é uma boa opção para quem deseja explorar bastante as praias próximas à capital, dando mais liberdade para ir e vir.

Onde se hospedar na capital cearense

A cidade é repleta de bons hotéis, hostels e pousadas. Mas, se você quiser ficar numa região mais central, a região da Beira Mar e Praia de Iracema é a mais desejada. Afinal, ela fica perto das praias urbanas e de restaurantes que dá para ir a pé.

O bairro do Meireles é o mais requisitado. Fica bem pertinho da Feirinha de Artesanato e é um point bacana com bares atrativos. De lá também saem muitos ônibus, vans e carros de passeios turísticos para as praias mais procuradas, como Jericoacoara e Canoa Quebrada. Assim você consegue otimizar bastante a viagem, hein?

Hotel Beira Mar

Localizado na praia de Meireles, a apenas 50 metros do mar. Tem piscina, banheira de hidromassagem e quartos bem confortáveis. No hotel tem o restaurante Jangadeiro com pratos contemporâneos e especialidades de frutos do mar. 

Faça sua reserva no Beira Mar.

quarto de hotel em fortaleza em que a varanda dá de cara para o mar

Fonte: Hotel Beira Mar

Seara Praia Hotel

Piscina ao ar livre. Já pensou em se banhar na piscina enquanto observa a orla da praia de Meireles ao fundo? Lindo, né? 

O hotel é 5 estrelas e oferece quartos com ar condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, frigobar e cofre. 

Aproveite também a sauna ou a banheira de hidromassagem da cobertura 

Faça agora a sua reserva no Seara Praia Hotel.

 

imagem do lado de fora do hotel seara praia hotel

Fonte: Instagram

Hotel Casa de Praia

O hotel é uma bela pedida para quem quer economizar. Não tem todo o conforto de um 5 estrelas, mas é bem cômodo e tem um bom café da manhã. Justamente por essa combinação o Casa de Praia é bem concorrido, então para fazer reserva dá um trabalhinho. Mas, nada que tire a tranquilidade da viagem. 

Ele fica na Praia de Iracema, um bairro central com boas opções de restaurantes, além de ficar próximo a muitos bares, boates, centros culturais e festas da cidade.

As diárias estão a partir de R$130. Faça agora a sua reserva no Casa de Praia.

quarto do hotel casa de praia

Fonte: Hotel Casa da Praia

Quality Hotel Fortaleza Beira Mar

Localizado na Avenida Beira Mar, o hotel tem uma boa localização. A piscina dele é bem pequena, mas os quartos são ótimos para descansar. 

A dica aqui, na hora de reservar, é ver se o quarto está de frente para o mar ou na lateral. Os preços variam de acordo com a localização. 

Faça agora a sua reserva no Quality Hotel.

quarto de hotel com vista para uma praia

Fonte: Tripadvisor

Hotel Gran Marquise – Mucuripe

Se você quer um pouco mais de conforto, esse hotel é uma bela pedida. Ele fica de frente para a Praia de Mucuripe, em frente à estátua de Iracema do Mucuripe e a poucos metros do Mercado de Peixes.

O hotel tem 5 estrelas e um belo tratamento dos funcionários. O que tem de ruim é que a área da piscina não é tão grande. De acordo com as avaliações, essa é a parte negativa do hotel. 

Faça agora a sua reserva no Gran Marquise.

quarto de hotel com janela grande com vista para o mar

Fonte: Hotel Gran Marquise

Hotel Villa Mayor

O hotel tem um clima bem intimista e todos os quartos ficam virados para a piscina que é linda e bem colorida. O bom é que você tem a opção de tomar café da manhã na beira da piscina. 

Ele tem aquela energia de feriado e praia inesquecível, sabe? Vale a pena experimentar uma hospedagem. O hotel fica em Meireles e fica a 100 metros da praia. 

Faça a sua reserva no Villa Mayor.

imagem da área da piscina do hotel mayor

Fonte: Hotel Villa Mayor

Passeios em Fortaleza

Não é apenas de lindas praias que vive Fortaleza. Por lá, dá para aproveitar parques, museus, centro histórico e outros lugares que você vai amar. 

Mercado São Sebastião e Mercado Central

Toda cidade brasileira tem um mercado para chamar de seu e com Fortaleza não seria diferente. A capital cearense tem dois mercados com propostas diferentes: o Mercado São Sebastião e o Mercado Central. 

Ambos ficam no bairro Centro, mas em extremos bem distantes. O Mercado São Sebastião é mais popular e tem tudo que um mercadão oferece, como frutas, verduras, carnes etc. Mas lá você também pode conhecer a arte local com peças lindas feitas em cerâmicas e ferragens, e por preços mais em conta. 

Além disso, o lugar tem uma praça de alimentação imensa que não deixa ninguém com vontade. Tem buchada, carneiro, sarapatel, sarrabulho e todas as iguarias nordestinas que você vai amar provar. 

Vem dar uma olhadinha no insta do Mercado São Sebastião para você ver as fotos e ficar com mais vontade de ir. 

fachada do mercado são sebastião

Já o Mercado Central é mais focado em artesanato, roupas, decoração e iguarias. Ele está localizado em frente ao Forte Nossa Senhora de Assunção, marco inicial da colonização na cidade, e bem próximo da Praia de Iracema. 

Por sua proposta e localização, o Mercado Central acaba recebendo mais atenção dos turistas, principalmente aqueles que vão às compras. Nossa dica é: visite os dois e aproveite tudo de bom que cada um tem!

fachada do mercado central em fortaleza

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Centro das tapioqueiras

São mais de 26 boxes que vendem mais de 80 tipos de tapioca. Isso mesmo. Tem desde as mais tradicionais, só com queijo ou manteiga, até as mais elaboradas, como carne seca com queijo coalho ou camarão… tudo de acordo com o gosto do freguês! 

Os preços variam de R $2 até valores mais altos, dependendo dos sabores e das barraquinhas. 

O Centro das Tapioqueiras fica quase na saída da cidade, na Av. Washington Soares, 10.125, Fortaleza, Ceará 60810-300 Brasil

Por estar num ponto mais distante da região central e dos principais hotéis da cidade, a dica é passar lá num dia em que você vá para as praias do litoral oeste, Beach Park ou Casa José de Alencar, por exemplo.

prato com tapioca

Fonte: Tripadvisor

Conheça a cidade da Virgem dos Lábios de Mel

José de Alencar, famoso escritor brasileiro e autor de Iracema, seu livro mais lembrado, era cearense e nasceu em Fortaleza. Então, antes de se banhar nas lindas praias, não deixe de aproveitar para descobrir um pouco mais sobre a cultura brasileira. 

A cidade exibe 5 estátuas representativas da obra de Alencar. Todas são de Iracema, a virgem dos lábios de mel que universaliza a trilogia indigena do romancista (junto com O Guarani e Ubirajara). E, se você quiser conhecer  ainda mais a história do autor, visite a casa onde José de Alencar nasceu, no bairro de Messejana. 

O lugarzinho aconchegante e com muita história para contar é hoje um centro cultural da Universidade Federal do Ceará que abriga literatura, história e peças utilizadas por Alencar, para a composição de sua obra. 

Lá também tem eventos e almoços com música ao vivo. Verifique a programação da Casa José de Alencar para fazer uma visita ainda mais especial e saborosa.

estárua que representa iracema, personagem de josé de alencar

Fonte: Fortaleza em fotos

Igrejas e catedrais

Fortaleza é uma cidade com muitas igrejas católicas e, independente da sua religião, a visita é válida. São obras que vão do estilo Barroco ao Neoclássico e embelezam a cidade com sua imponência e importância. 

Igrejas que valem a pena visitar: 

  • Catedral Metropolitana;
  • Igreja de Fátima;
  • Igreja Cristo Rei;
  • Igreja Pequeno Grande;
  • Igreja do Líbano.
  • Igreja de São Benedito

Theatro José de Alencar

Esse é um dos principais e maiores teatros do Ceará, além de lindo, né? O prédio foi inaugurado em 1910 e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional como Monumento Artístico Nacional. 

Sua arquitetura é símbolo do ecletismo da época, o que também podemos chamar de uma grande pegadinha. Por dentro, ele é uma peça exímia com estrutura metálica no estilo Art-nouveau e, por fora, tem uma fachada neoclássica convencional. E ao lado do teatro há um grande e lindo jardim projetado por Burle Marx.

Ah! Se você tiver alugado um carro, nesse dia, é melhor ir de táxi ou app de viagem porque estacionar pela região é quase impossível. 

  • Endereço: R. Liberato Barroso, 525 (Praça José de Alencar)
  • Telefone: (85) 3101-2596
  • Horários:
  • Abre de 3ª a 6ª das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado das 14h às 18h.
  • Fecha 2ª
  • Visitas guiadas de hora em hora até às 17h — não há visita às 13h.
  • Aos domingos, o foco da visita são os jardins
  • Ingresso da visita guiada: R$6 inteira, R$3 meia

fachada do theatro jose de alencar

Fonte: TripAdvisor

Museu do Ceará

Bem perto do Theatro José de Alencar, fica o Museu do Ceará, dá para ir a pé mesmo.  Antes de falar sobre ele, uma dica: cuidado com os roubos. É interessante frequentar essa região sem jóias ou coisas que podem ser facilmente afanadas. 

No Museu, você vai se deparar com o que há de mais nordestino, um acervo enorme com uma coleção especial da literatura de cordel, é rima pra encher os ouvidos e fazer sorrir. Além disso, móveis, objetos históricos e artefatos indígenas também estão por lá. 

  • Endereço: R. São Paulo, 51
  • Telefone: (85) 3101-2610
  • Horários:
  • Abre de 3ª a sábado das 9h às 17h; fecha domingo e 2ª
  • Ingresso: Grátis

fachada do museu do ceará

Fonte: Museu Brasil

Fazer programas culturais no Centro Cultural  Dragão do Mar de Arte e Cultura

Eis um bom programa para emendar com a feira da Beira-Mar ou depois de dar um rolê pelo centro da cidade! O Dragão do Mar é um dos maiores centros culturais do Brasil e é parada indispensável para amantes da arte em todas as suas formas.

Lá, você pode conferir exposições, apresentações teatrais, shows e sessões de cinema. Lá você também encontra atividades para a criançada e até um planetário para se divertir e aprender ciência ao mesmo tempo.

Mas não para por aí. No próprio Dragão do Mar e nas imediações você encontra bares, restaurantes e casas noturnas que deixam essa região de Fortaleza ainda mais interessante. Confira mais em “O que fazer em Fortaleza à noite”. 

Centro Cultural  Dragão do Mar de Arte e Cultura

Fonte: Centro Cultural  Dragão do Mar de Arte e Cultura

Itapariká: parque aquático, barraca de praia e restaurante num só lugar 

Essa é uma boa opção para viagens em família e com crianças, pois tem opção pra deixar todo mundo feliz.

A Itapariká é uma barraca de praia bem antiga e tradicional de Fortaleza na orla da Praia do Futuro, uma das principais praias para banho da cidade.

Em 2005, ela inaugurou também um parque aquático no local por apelo dos pais que não tinham muitas opções de lazer para oferecer  às crianças. 

Ele cresceu bastante e hoje é um dos points da garotada. São 8 brinquedos e 3 piscinas de profundidade variada, monitores e salva-vidas. Está situado na orla da praia do futuro! 

Visite o site do Itapariká e saiba mais informações. 

imagem mostrando o parque aquático infantil na praia

Fonte: Instagram

Beach Park, um paraíso no Ceará

Hotel, resort e parque, tudo no mesmo lugar. O parque fica em Aquiraz, município vizinho a Fortaleza e a alguns minutos de carro.

O Beach Park existe há mais de 30 anos e é quase impossível falar sobre turismo no Ceará e não citar o local, afinal, esse é o maior parque aquático do Brasil. 

São mais de 200 mil metros quadrados que une o parque, 3 resorts e um hotel. Além, é claro, de um espaço na praia com restaurantes para uma experiência gastronômica. 

Existem diversas formas de aproveitar esse paraíso. O ingresso avulso te dá a oportunidade de usar todos os brinquedos do parque em um dia. 

Tem também vacation club, que é uma espécie de clube de assinantes que te dá a oportunidade de aproveitar muito mais do parque e do resort 

Agora, se você pretende ir mais vezes ao parque, pode optar pelo Beach Card, que te dá descontos de até 20% nos ingressos. 

Consulte o site do beach park e já programe um dia de muita diversão! 

Renda de Bilro

E, já que mencionamos o município de Aquiraz, não poderíamos deixar de falar nos vilarejos de lá em que residem algumas das tradicionais rendeiras do Ceará.

Essas localidades são base forte da Renda de Bilro, obtida sem a utilização de qualquer agulha, acredita?

O produto é resultado da montagem de uma engenhoca baseada em uma pequena haste (o bilro) com uma semente de buriti em uma ponta e um novelo de linha na outra. 

Com destreza, as duas extremidades são manuseadas por homens e mulheres que aprenderam em ofício de várias gerações como transformar o movimento da pequena engenhoca, de um lado a outro, em rendas fabulosas.

Aproveite a Avenida Beira-Mar

Depois das 18 horas, todos os caminhos parecem levar à Feirinha da Beira Mar, que acontece no calçadão da Praia de Meireles e de “inha” não tem absolutamente nada!

Com 3 km de extensão, a Avenida Beira-Mar é um reduto de culturas, tradições, sabores e possibilidades. 

Ela garante com tamanha diversidade o status de um dos mais importantes cartões de visita em Fortaleza. Neste lugar é fácil experimentar peixada, acarajé e iguarias doces em diversas barracas e restaurantes.

 

Deliciar-se na Sorveteria 50 Sabores

Fundado em 1975 com o nome de Sorveteria Tropical, esse estabelecimento ganhou o coração dos moradores de Fortaleza por sua produção artesanal e pela busca incessante por inovação.

Aproveite essa oportunidade para provar sabores que foram criados pela própria sorveteria e/ou levar frutas típicas da região, como os de siriguela, sapoti e tapioca. Depois, conte para a gente qual é o seu favorito!

Ah, e apesar do nome, lá existem mais de 50 sabores de sorvete que vão te deixar bastante indeciso. A boa notícia é que os clientes podem provar as opções, bom demais, né?!

 

Que tal um passeio de jegue?

Bora fazer uma programação diferente? Que tal um passeio de jegue? Isso mesmo! 

Na Praia do Cumbuco, município próximo à Fortaleza, essa é uma das atrações mais procuradas por visitantes de todas as partes do país.

Nas barracas de praia mesmo é possível conseguir o contato dos “profissionais do jegue”. Ao longo da orla da praia também é possível encontrar verdadeiros “estacionamentos” do simpático bichinho, que é quase um mascote do estado do Ceará.

Muito mansos, os jegues fazem passeios que podem variar de 30 minutos a 1 hora, para crianças e adultos. Com certeza, vai ser uma experiência pra lá de diferente no seu dia a dia.

 

Mercado dos Pinhões

Esse mercado é obrigatório no seu roteiro caso você goste de atrações culturais e produtos regionais. Esse ponto é cheio de palestras, feiras, danças e até apresentações de teatro. Os shows que acontecem nesse lugar são bem ecléticos, agradando a todos os gostos. 

Para as pessoas que vão ao evento é disponibilizado cadeiras e mesas, além do lugar ter vários restaurantes para apreciar a culinária local. Com tudo isso que foi dito, fica fácil perceber que o Mercado dos Pinhões oferece uma gama de produtos, atrações e diversão. 

Desfrute das belezas naturais de Fortaleza

Veja o pôr do sol na Ponte dos Ingleses

Também conhecida como Ponte Metálica, essa estrutura fica na Praia de Iracema e é um dos principais cartões postais da cidade.

Ela permite a contemplação de uma paisagem bonita que fica ainda mais encantadora na hora do pôr do sol.

Em Fortaleza, o sol costuma se pôr de forma em torno de 17h40. Mesmo que você chegue um pouco atrasado ou o dia não esteja tão bonito, ainda vale fazer esse passeio só pela chance de ver os botos-cinzas, muito comuns na região.

Relaxar no Parque Estadual do Cocó

Essa área de conservação abrange 15 bairros, sendo o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina! Programa perfeito para quem viaja em família, o Parque Estadual do Cocó tem entrada gratuita

O parque oferece trilhas guiadas, passeios de barco, espaço para fazer piqueniques e andar de bicicleta, além de atividades de relaxamento, como ioga.

O acesso ao parque é livre, mas as atividades devem ser agendadas e tem preços variados, como o passeio de barco, por exemplo.

Principais praias de Fortaleza

Agora chegou a hora que todo mundo quer! Praias! Fortaleza é um dos destinos mais buscados para quem ama praias e as do Nordeste parece que são especiais, né? Vamos a algumas que selecionamos:

A famosa Praia do Futuro

Localizada a 11 km do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro é mencionada por 10 entre 10 viajantes que já passaram pela cidade. 

E não é à toa! Ocupa quase 30% da orla da capital cearense e ostenta cenário natural, mesclando água limpa e ondas vistosas no mais clássico clima paradisíaco.

Por lá, você encontra barracas perfeitas para relaxar e ver o tempo passar. São dezenas delas, com infra-estrutura de dar inveja a muitos bares e restaurantes de outras regiões do país.

Você encontra praticamente tudo o que precisa: de salão de massagem aos de beleza, de playground pra garotada aos melhores pratos, drinks e petiscos. Tudo embalado por muita música, é claro.

A Praia do Futuro é perfeita para quem pretende passar o dia entre o banho de sol e de mar. Contudo, é importante destacar que a maré nesse litoral costuma variar bastante, com períodos de correnteza forte. Sendo assim, fique atento com as crianças, tá bem?

Conheça a Praia de Iracema

Na cidade natal de José de Alencar, autor da mitológica Iracema, a praia com o nome da personagem é ponto de visitação obrigatória para quem aterrissa em Fortaleza.

Essa é uma das praias apropriadas para banho, mas, ao contrário da Praia do Futuro, aqui tem menos estrutura de barracas e restaurantes com serviço na beira do mar. Por outro lado, o mar costuma ser mais calmo, o que é ótimo para curtir o banho.. 

O lugar também é um belo cartão-postal para os visitantes, principalmente nos fins de tarde, quando praticantes de caminhada e corrida se reúnem na área, bares e restaurantes começam a fervilhar e, não bastasse isso, a natureza oferece um espetáculo à parte com pôr do sol esplendoroso para ser assistido da Ponte dos Ingleses.

Praia de Meireles, também conhecida como Praia da Beira-Mar

A praia com melhor acesso, pois fica na região onde se concentram os principais hotéis e pontos turísticos. Com um calçadão convidativo para corrida e caminhada, a praia é uma boa pedida para quem quer começar a usufruir do mar de Fortaleza. 

Lá você encontra infraestrutura semelhante à Praia do Futuro, com barracas, restaurantes e chuveiros. Contudo, as opções para crianças são bem mais limitadas, além de ter um trecho de orla menor.

No fim da tarde, a feirinha de artesanato atrai os turistas apaixonados por lembrancinhas. Não deixe de conhecer o jardim japonês. Ele fica no calçadão e tem ótimos cenários para fotos. 

Praia de Sabiaguaba

Pouco visitada quando comparada a outras praias, mas não menos linda. Está localizada no Parque Natural Municipal das Dunas, em uma área de conservação onde o rio Cocó e o mar se encontram. 

É a única praia de Fortaleza com um campo de Dunas fixas e móveis. Dá para se refrescar nas águas do rio e tomar um belo banho de mar. 

Praias próximas a Fortaleza

Porto das Dunas

Fica a 22 km de Fortaleza, em Aquiraz. São 6 belas praias com uma beleza natural estonteante. Como você deve imaginar pelo nome, a região tem ainda enormes dunas de areia branca que dão todo charme do local (além de render ótimas fotos, né?).

É nessa região que fica o Beach Park, mas não é preciso estar hospedado na região para desfrutar da praia. A extensa faixa de areia é repleta de lindos coqueiros, barracas e um mar com águas quentes e cristalinas. 

Praia de Cumbuco

A 25km de Fortaleza, esse é o lugar perfeito para quem gosta de Kitesurf e Kiteboard. Com ventos fortes que agitam os corações, a praia vive colorida com os kites que pairam no ar e no mar. 

Por lá, você também vai poder fazer o famoso passeio de bugue. Além disso, as aventuras nas dunas vão te proporcionar uma vista emocionante da natureza e do Rio Cauípe.

Morro Branco

A praia de Morro Branco fica em Beberibe, a 100 km de Fortaleza, e possui suas falésias vermelhas que contrastam bastante com o azul do céu. 

É lá que também tem o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, que são formações rochosas vivas. Ou seja, o mar e o vento ainda modificam os formatos das rochas. 

Canoa Quebrada

Dunas, falésias, praias e, é claro, a lua e a estrela, marcas características desse que é um dos principais cartões postais do Ceará. Tire um tempinho pra ir ao vilarejo cantado em prosa e verso e famoso no mundo inteiro.

A 165 Km da capital, Canoa Quebrada é considerado um lugar afrodisíaco por muita gente, cheio de histórias e lendas que, com certeza, você vai adorar ouvir diretamente do hospitaleiro povo de lá. Passeio imperdível e inesquecível.

Além do mar quente e gostoso natural da região, lá você ainda vai encontrar aventura e belezas pelas falésias e também no passeio de parapente. Essa é uma das atividades mais procuradas pelos turistas e precisamos dizer: vale a pena!

Onde comer em Fortaleza

Uma das melhores coisas que se faz ao viajar é experimentar a culinária do lugar. Fortaleza não deixa nada a desejar! A cidade tem locais para quem quer curtir os pratos típicos, além de restaurantes internacionais com um leve toque tropical. 

Cantinho do Frango

Entre a Praia de Iracema e a Praia do Futuro está localizado um dos restaurantes responsáveis por encantar turistas e moradores com seus pratos regionais. O Cantinho do Frango conta com 750 m²  de puro aconchego e conforto.

Além do ambiente acolhedor, ele possui um cardápio excepcional. O destaque vai para a famosa costela bovina no bafo, assada por 15 horas. Tem ainda assado de frango desossado e a Panelada da Vovó Ieda, feijão verde,  carne de sol e, claro, o baião de dois.

  • O preço médio é R$ 39,90
  • Endereço: Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota- Fortaleza/CE

Kina do Feijão Verde

Para acomodar os clientes da melhor maneira, o local conta com 7 ambientes distribuídos em 2 andares. Não vai ser difícil encontrar uma mesa disponível para apreciar as delícias da Kina do Feijão Verde.

O cardápio foi pensado para atender diferentes exigências de paladar. Quando o assunto é comida regional, o Feijão Verde e a Panelada são os destaques da casa. E ainda tem carneiro, carne de sol que podem ser acompanhados de uma cerveja naquele ponto que a gente gosta!

  • O preço médio é R$ 45
  • Endereço: Rua João Cordeiro, 1697 – Aldeota- Fortaleza/CE

O Mar Menino

Se você pedir uma indicação de restaurante para um morador de Fortaleza ou alguém que já visitou a cidade, é bem provável ouvir ótimas recomendações do Mar Menino.  Ele foi eleito o melhor restaurante da região por 3 vezes!

Isso é explicado pela ousadia do cardápio, que reúne elementos tradicionais e contemporâneos com ingredientes típicos, como guioza de sarapatel e moqueca de arraia. Sobremesa? Temos! Que tal um cheesecake de queijo de coalho com goiabada?

  • O preço médio é R$ 45
  • Endereço: Av. Barão de Studart, 1043 – Aldeota- Fortaleza/CE

Via Alexandrini

Um exímio lugar para quem adora comida Europeia. Lá, você pode saborear camarão na frigideira com molho de tomates rústicos, ervas finas e pão de coco ou um camarão com sirigado cozido no molho de tomate com alcaparras acompanhado do pão de coco. 

A decoração é bem intimista, o que dá uma pegada romântica. Mas isso não impede que você se divirta e aprecie o espaço em uma viagem descontraída com amigos. 

  • O preço médio é R$ 110
  • Endereço: R. Frederico Borges, 81 – Varjota – Fortaleza/CE

Dor’s Burger

Se você for daquela pessoa que não larga o hambúrguer, essa é uma ótima pedida. O restaurante americano tem o já conhecido prato, mas com adições típicas do nordeste, como o Dor’s Mega Carne de Sol, que leva uma das iguarias mais características do Ceará.

  • O preço médio é de R$ 50
  • Endereço: Avenida Dom Luís, 906, Aldeota – Fortaleza/CE

 

  • Donkey Head Cervejaria e Gastropub

Experimente petiscos deliciosos e cervejas com sabores maravilhosos. É assim que o Gastropub é conhecido pelos seus frequentadores, como um lugar para saborear cervejas de tirar o fôlego. 

Perfeito para ir com amigos em uma noite quente.

  • O preço médio é de R$ 100
  • Endereço: R. Norvinda Píres, 42 – Aldeota – Fortaleza/CE

 

Bistrô à Vin

Um pedacinho da Europa em Fortaleza. Entrando lá, você realmente se sente naqueles restaurantes maravilhosos na beira do rio Sena.

O Bistrô é adorado pela culinária e o atendimento, que também é bem elogiado. 

  • O preço médio é de: R$ 80
  • Endereço: Meireles – R. Ana Bilhar, 1496 – Varjota – Fortaleza/CE

 

Zen Music Bar

Cozinha contemporânea de primeira qualidade com ótimas opções de carnes e um paraíso também para os vegetarianos

  • O preço médio é de R$ 60
  • Endereço: R. Bento Albuquerque, 2615 – Cocó – Fortaleza/CE

 

L’ô Restaurante

Localizado na Praia de Iracema, ele é conhecido pela decoração aconchegante e pelo atendimento. Por lá, você pode saborear carpaccios, risotos, camarão e muito mais. 

  • Preço médio é de: R$ 110
  • Endereço: Av. Pessoa Anta, 217 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE

 

Moleskine

O Moleskine é um bar mais sofisticado de Fortaleza. Esse espaço se destaca pelos seu espaço requintado e despojado (ao mesmo tempo), além das bebidas e comidas que são servidas. 

Caso você esteja em uma viagem com amigos e queira sair para comer fora em um lugar diferente e com pratos gostosos, o Moleskine é uma boa escolha. 

 

O que fazer em Fortaleza à noite

A parte da noite é  para descansar, certo? Errado! São várias opções para comer, beber e se divertir depois que o sol se põe. Confira o que fazer em Fortaleza no período da noite:

Lagoa do Colosso

Falar de paraíso natural é clichê quando estamos em Fortaleza. No entanto, é difícil não associar cada detalhe da cidade a isso e você vai concordar quando visitar a Lagoa do Colosso.

É um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol e dar aquela estendida e petiscar nos bares da região. Aproveite para degustar os drinks e se divertir em uma verdadeira balada a céu aberto, com direito a festas temáticas e hits do momento. 

Mercado dos Peixes

Peixes e frutos do mar fresquinhos são a cara do litoral nordestino. Imagina ter acesso a camarão, lagosta, lula e outras delícias do mar fritos na hora? Isso você encontra no Mercado dos Peixes.

Durante o dia, ele funciona como um amplo centro de compras e costuma ser bem movimentado. À noite, ele ganha umas mesinhas de bar e gera um clima perfeito e descontraído que pede cerveja gelada e petiscos fresquinhos por um preço bacana.

Quinta do Caranguejo

Toda capital tem aquele evento que atrai moradores e turistas. No caso de Fortaleza, a Quinta do Caranguejo é a atração da semana. É uma das programações mais tradicionais da cidade e vale a pena apreciar de perto.

Como funciona? Bares, restaurantes e quiosques de diversas regiões da cidade servem pratos deliciosos à base de caranguejo por preços bem em conta. O melhor de tudo é curtir shows de humor e música ao vivo enquanto  aprecia o cardápio!

Bar do Pirata

O Bar do Pirata pode ser uma ótima opção se você procura diversão e muita folia. Ele fica na praia de Iracema e, como o nome sugere,  tem uma decoração de barco pirata, com convés, mastro e velas, caveiras, redes e até uma âncora. 

A festa começa às 20h30min e não tem hora para acabar. Geralmente, a diversão só acaba quando o último cliente decide ir embora. Se você gosta de animação sem horário para voltar para o hotel, esse é um lugar imperdível na sua viagem. 

Shows de humor

Fortaleza é cheio de lugares animados, então nada melhor do que aproveitar cada pedacinho de alegria dessa cidade indo a um show de humor. O Lupus Bier e o Beira Mar Grill são os melhores lugares para se divertir. 

No Lupus Bier a Rossicléia é a sensação, ela que faz o povo dar aquelas boas risadas junto ao forró pé de serra de fundo. Já no Beira Mar Grill, tem um pouco de tudo, música ao vivo, lugares ao ar livre e comidas excelentes. Com certeza vale a pena!

Bar Teresa & Jorge

fachada do bar teresa e jorge

Fonte: Instagram

Fortaleza agrada a todos os gostos, principalmente quando falamos de música. No Bar Teresa & Jorge, por exemplo, o estilo musical mais curtido é o samba. Além do lugar ter um estilo muito bonito, ali é bem animado. 

Os pratos do bar são irresistíveis. Além de caldinho de feijão e purê de macaxeira, o boteco oferece feijoada todo sábado e na quinta é dia de caranguejo. Aproveitar um samba com essas comidas maravilhosas é irresistível, né? Com certeza esse ponto deve ser visitado. 

Hard Rock Café Fortaleza

duas mulheres brindando com um copo na frente do hard hock café

Fonte: Instagram

Esse lugar tem um espaço super aconchegante e merece a sua visita. Ele fica bem pertinho da Praia do Futuro, aproximadamente 7 minutos, e tem pratos deliciosos feitos com ingredientes nordestinos, como maxixe e queijo de coalho. 

O lugar também conta com shows ao vivo para aproveitar a noite. O lugar pode ser reservado para várias ocasiões, como aniversários, festas e até mesmo casamentos. 

 

Órbita Bar

Fachada do órbita bar

Fonte: Instagram

O Órbita Bar é um ótimo lugar para quem gosta de balada. Ele tem uma programação muito variada, agradando a vários gostos e público. Confira a programação e veja o dia que mais combina com você. 

O lugar é bem ativo nas redes sociais e possui alguns projetos muito legais. Se você gosta de rolê, esse é o seu lugar. E para não ficar o dia todo esperando no tédio para ir ao Órbita Bar, é recomendado ir ao Centro Dragão do Mar durante o dia, que fica ali do ladinho. 

Onde comprar em Fortaleza

Feirinha da Beira Mar

feirinha beira mar em fortaleza

Fonte: Feirinha Beira Mar

Essa feirinha é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, então nada de deixar de visitar, heim?! Nela são vendidos alimentos típicos da região, como castanha, rapadura e cachaça, e vários tipos de artesanato. 

Quem adora bolsa de pano, sapato de couro, esculturas e luminárias de barro vai se dar muito bem nesse ponto. A feirinha não fica até tarde da noite, mas ao seu redor tem muita coisa bacana para ser aproveitada. 

Avenida Monsenhor Tabosa

rua monsenhor tabosa

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Essa Avenida é cheia de lojinhas, principalmente entre as ruas D. Manuel e João Cordeiro. É aí que fica o paraíso das compras! 

Nesse lugar é muito fácil achar sapatos por R$ 10,00, bolsas, brincos e vários outros produtos que super valem a pena. Caso você procure biquinis, sungas, cangas e demais itens de moda praia, a Monsenhor Tabosa é uma festa!

É claro que as comidas também não estão fora dessa: castanhas, mel e rapadura, por exemplo, são vendidas nesse espaço. Uma curiosidade bem atrativa é que a maioria das lojinhas tem ar condicionado, então um dia com muito sol não será um problema para o passeio.

Não faltam opções para você aproveitar a capital cearense. Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, compre sua passagem mais barata na MaxMilhas! O seu próximo destino está aqui. 😉

Deixe um Comentário